É uma guerra e estamos perdendo batalhas

COLUNA ASAS - MARÇO 2021 - É UMA GUERRA E ESTAMOS PERDENDO BATALHAS

“(…)

O que me desassossega, entristece e desacorçoa é o fato de o livro, como objeto físico ou digital, ter perdido a condição de necessidade básica nesse país, de não fazer parte da vida diária de uma parcela considerável da população brasileira, de não estar ao lado da cama, na mesa de cabeceira de muita gente. Livros, leitura, Literatura… Há um menosprezo (palavra forte, essa) por quem lê, pelo livro, por quem escreve, pela leitura, pelo conhecimento de forma generalizada. Há um desdém pela cultura também (tema para outro dia). O sujeito que lê tornou-se um “contraventor”, alguém que está na contramão da maioria, quase uma afronta para a atual “normalidade”; um cara chato, que fala palavras difíceis ou desconhecidas, que aponta erros gramaticais, cheio de associações de ideias. 

(…)”

Na Coluna Asas #47, no blog da Editora Caligo, você lê meu artigo na íntegra. Vai, lá! Clica AQUI

3 pensamentos sobre “É uma guerra e estamos perdendo batalhas

  1. De longe, eu sinto essa realidade do meu país.
    Já imaginei como se sentiriam os nossos escritores do passado na realidade atual do país.
    Aos poucos, as grandes livrarias foram desaparecendo ou foram para o ramo religioso. Foi um processo lento, mas estava evisível aos nossos olhos o que estava por trás, o que ia qcontecer, e deixamos.

    • Deixamos? Vou ser sincera, como sempre. Não me sinto culpada. Aqui onde moro, fui uma das 1250 pessoas que não apertaram o 17. Com relação ao fechamento de livrarias, a pouca leitura, sim, concordo. Foi lendo e progressivo é grande parte dos escritores e livreiros alertaram. Sempre batalhei pela literatura e pela arte, mas de uns cinco anos para cá a coisa ficou bem complicada. Pessoas, em comentários, dizendo que livros não são importantes, achando que determinados livros não deveriam ter mercado… É um completo caos e não sei se existe uma recuperação a médio prazo. Vai demorar muito para reconstruir o pouco que tínhamos. Estou muito pessimista quanto a isso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s