
Hoje não tem micronarrativa, apesar de ter sido feito o desafio diário. Hoje não tem micronarrativa porque estou especialmente feliz. América, a Girafa Cantora, está finalmente na gráfica!
Foi um imenso prazer construir o roteiro de desenho e pintar cada página desse livro infantil, uma história que fala de diversidade, de inclusão, de alegria. Simples e pontual.
América é uma girafa diferente das outras porque canta. E todos você sabem: girafas não emitem sons, apenas zumbem à noite. Ela vive no Serengueti, entre o Quênia e a Tanzânia, onde vive também o povo Massai.
Fazer as ilustrações para esse livro foi um aprendizado, não só porque foi preciso combinar as ilustrações com o texto, mas porque, na pesquisa, aprendi coisas incríveis sobre o continente africano e sobre o lugar onde ela vive. Conhecimento é sempre algo fantástico. E eu falo de conhecimento, porque ele não é apenas informação. Informações nós lemos, às vezes, decoramos, e, na maioria das vezes, não transformamos em algo criativo, diferente, inédito. Por isso, a ilustração desse livro é especial.
Esse projeto foi selecionado pelo PRACULTURA do município de Antônio Prado e está sendo realizado já. As contrapartidas desse projeto envolvem a distribuição dos livros pelas escolas do município e uma oficina de escrita e publicação. A divulgação do projeto está sendo através do Instagram. Assim que o livro estiver pronto, outras formas de divulgação acontecerão ao longo dos meses de março e abril.
América, a Girafa Cantora é uma história de Séfora S. Rigon. O projeto gráfico do livro é de Amanda Marcon. As ilustrações são minhas.
Se você gosta de histórias diferentes, siga América no Instagram. Acompanhe o desenvolvimento desse projeto e compartilhe com quem ama essas criaturas que estão em risco de extinção.