
A humanidade escreve sobre humanidade. Não existe outra forma de entender o mundo senão através do entendimento do humano, do que nos diz respeito ou nos devora. E as histórias, sejam de forma oral ou escrita, envolveram o ser humano através da literatura de fantasia, uma porta que se abre para um universo amplo, mágico, estranho e maravilhoso.
Algumas histórias sobrevivem ao tempo. São aquelas cujo repertório fala não apenas de uma cultura, ou de um lugar, ou de um personagem. Algumas histórias ultrapassam o tempo do homem porque transcendem o próprio homem.
As histórias de cunho fantástico fazem parte do imaginário das civilizações. Espalham-se pelo mundo e espalham temas e reflexões sobre o ser humano, disfarçadas em reis, princesas, cavaleiros, seres horrendos, animais estranhos, mundos distantes, objetos mágicos…
Nesse livro você encontra um pouco disso: universos onde a diversidade se faz presente. Escrevo para diminuir as distâncias e os pré-conceitos, para a tolerância ser constante e mudar as ações. Não sei até onde consigo fazer esses objetivos se concretizarem, mas vale o esforço.
Mas não quero me deter nos textos. Quero falar sobre as ilustrações, porque esse livro tem uma ilustração para cada conto escrito. São onze ilustrações feitas por mim. Usei nanquim, lápis 6b, aquarela, colagem, misturados em algum momento.
Ilustrar um texto é uma tarefa não muito fácil. Envolve o entendimento do contexto e a pincelada do essencial dentro da narrativa. Uma visão bem particular do que o texto passa. Normalmente eu leio mais de uma vez o texto. Ao mesmo tempo que leio, anoto as imagens que vêm à tona com a leitura e destaco palavras-chaves dentro do meu entendimento. A etapa seguinte é o esboço de imagens para encontrar aquela que mais se enquadra dentro da interpretação do texto – porque, ilustrar um texto de outra pessoa, é algo como interpretar o que ela quis dizer. Nesse caso, como os textos foram escritos por mim, tornou-se mais fácil pinçar os elementos mais significativos e compor uma imagem para representar/traduzir/interpretar o conto.
E eis, então, as ilustrações.











Páginas do Imaginário está à venda em formato digital na Amazon BR. Boa leitura!
Belas as tuas ilustrações! Parabéns!
Gratidão!