Hoje não tem microconto…

Finestre – Occhi Della Fede (Janelas – Olhos da Fé) foi um projeto fotográfico de resgate, renovando os olhares para retomar a proximidade entre a história e os personagens com os quais ela dialoga; de preservação, a fim de sustentar as ações capazes de resguardar os sentidos e significados desses bens culturais; e de divulgação do patrimônio histórico e cultural de Antônio Prado, RS, voltado ao registro da arte contida nos vitrais das igrejas e capelas da tradição católica do município. O projeto perdurou por sete meses, dos quais em três deles ocorreu uma exposição itinerante em diversos locais de acesso ao grande público.

Créditos da imagem: Antor Beltrame/Evelyn Postali

A proponente, Ceres Postali Marcon, uma das integrantes do Área28 – Hub Criativo, contou com a participação dos fotógrafos Evelyn Postali e Antor Beltrame, artistas com obras expostas em galerias on-line como a Urban Arts e também membros do Hub Criativo.

O conjunto de atividades desenvolvidas à consecução do projeto incluiu: registro fotográfico, seleção, tratamento e composição das imagens que virão a compor a exposição, bem como os diversos recursos necessários à montagem da mesma, e sua divulgação ao público. Este conjunto demandou um aporte considerável de fundos para sua execução, e, em função disto, apresenta-se o presente projeto com o intuito de buscar apoio no Edital Vivenciando a Cultura Pradense de 2018.

Para os que gostam de saber mais, segue o texto da justificativa do projeto:

“A arte contida nos vitrais é tradicional da cultura católica presente no município. Ela expressa a grande devoção a partir da qual os primeiros imigrantes suportaram as adversidades e construíram o grande patrimônio material e imaterial, que hoje está contida na vida dos que nasceram ou estabeleceram-se em Antônio Prado.

Considerando que muitas edificações são antigas, alguns vitrais estão vulneráveis, sujeitos à degradação pelo tempo, o que demanda cuidados de conservação que nem sempre estão disponíveis em face das ações e recursos necessários.

Muitos locais onde essa arte está expressa não são acessíveis ao grande público, os próprios pradenses desconhecem as comunidades do interior. Além disso, muitos visitantes sequer chegam a transitar pelo interior do município, sendo que o turismo rural é uma realidade em muitos locais nas imediações de Antônio Prado. Nesse sentido, o projeto pode colaborar com a divulgação dos pontos turísticos, além de despertar na comunidade local o interesse pelos recantos mais longínquos, dessa forma colaborando na articulação de redes locais e estimulando a geração de renda.

Paralelamente, a promoção do acesso à Cultura fomenta o exercício da cidadania à medida que democratiza o acesso à Arte. Nesse sentido, o projeto pretende ser uma ferramenta cultural, que busca a integração entre o campo e a cidade, possibilitando essa aproximação que amplia e aprofunda a consciência de identidade e estreita os vínculos entre os munícipes.

Concomitantemente, o enfoque contemporâneo a uma arte tradicional possibilita o diálogo com a memória e a história de Antônio Prado, promovendo a diversidade cultural e ao mesmo tempo, estimulando a produção de novas leituras. A sobreposição de camadas culturais enriquece e transcende limites, incentivando, criando e promovendo novas interações sociais. O projeto Finestre – Occhi Della Fede, pretende expandir os vínculos com a identidade cultural do município, constituindo base para extensão da proposta a regiões vizinhas em futuro vindouro, dessa forma, dando continuidade e ampliando o trabalho de resgate, preservação e valorização do patrimônio cultural da região.”

Créditos da imagem: Antor Beltrame/Evelyn Postali

Posso dizer que, participar de um projeto desse porte, foi, sem dúvida algo inovador no entendimento da fotografia não só como registro, mas como criação artística.

Créditos da imagem: Antor Beltrame/Evelyn Postali

Para conhecer mais do projeto, clica AQUI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s