Banquete – Áudio Livro

Recentemente, participei de um projeto maravilhoso, realizado com os recursos de apoio e incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura Municipal de Curitiba. O projeto reuniu 22 escritoras, sendo 11 do Paraná e outras 11 contistas convidadas – Elisa Ribeiro, Claudia Roberta Angst, Iolandinha Pinheiro, Sandra Godinho Gonçalves, Fernanda Caleffi Barbetta, Sabrina Dalbelo, Juliana Calafange, Paula Giannini, Giselle Fiorini Bohn, Anorkinda Neide, Evelyn Postali (eu), Amanda Kristensen, Ana Paula Gurski Ferraz, Barbara Martins, Tais Oya, Francine Cruz, Gabriella Ane Dresch, Geisa Mueller, Marcia Pinesso, Rosana Feliz, Rosangela Castro, Sofia Rezende Del-Ducca.

O resultado desse encontro é um e-book e um áudio livro, cujas narrações são de Vani Pampolini Kucha, Andreza Crocetti, Paula Giannini e Amauri Ernani.

Tive o prazer, também, não apenas de participar com um poema, mas de colaborar com a capa, desenhando e dando formato a ela.

Para os leitores mais famintos, seguem dois textos. O primeiro é o prefácio do e-book, escrito pela talentosa Elisa Ribeiro, e o segundo, escrito pela não menos talentosa, Paula Giannini, organizadora da seleção.

Mais abaixo, segue o link para acessar o áudio livro.

“Banquete” é a primeira coletânea publicada pela editora Palco das Letras e reúne textos inéditos, que exploram a comida como tema, produzidos por autoras contemporâneas.

Às onze escritoras nascidas ou residentes no Paraná, selecionadas, entre tantas, em uma chamada feita pela Editora Palco da Letras nos moldes de um concurso literário, juntaram-se outras onze escritoras, integrantes do coletivo literário As Contistas, espalhadas mundo afora. Desse encontro nasceu este livro, cuja multiplicidade de estilos e gêneros literários dialoga, como não poderia deixar de ser, com a diversidade das autoras dos 31 textos que o integram.

O que dá coesão ao conjunto é o tema: comida, explorado pelas escritoras de acordo com seus estilos e peculiaridades, influências e visões de mundo.  Doce, salgado, amargo, ácido e suas combinações, uma miríade de sabores capaz de satisfazer diferentes paladares, é o que resulta da surpreendente mistura dos ingredientes trazidos por cada uma das vinte e duas escritoras.

Há emoção, sobretudo, nas histórias contadas. E não poderia ser diferente. O tema, comida, remete invariavelmente às memórias de infância, aos encontros, aos laços que se estabelecem ao redor da mesa, em meio aos aromas e sabores que constituem nosso imaginário.

 Enquanto experiência para os leitores, o livro pode ser comparado a uma saborosa degustação literária em que se misturam textos de diferentes voltagens, ora leves, ora densos; ora longos, ora breves; às vezes, mais narrativos, outras, mais poéticos. O cuidadoso ordenamento, que ao mesmo tempo alterna as tipologias textuais e aproxima as convergências ora de temas, ora de estilos, contribui para impulsionar a leitura de forma leve e agradável.


“Banquete”, como o nome sugere, é um livro que propõe uma celebração e aposta no prazer da leitura. Aos leitores, que se regalem.

Bon appétit!

Elisa Ribeiro

Escritora

“Banquete – do Italiano banchetto, diminutivo de banc – originalmente era o banco no qual as pessoas se sentavam para refeições rápidas. O tempo encarregou-se de transformar a palavra em sinônimo de refeição pomposa e solene, de repasto, no sentido de uma luta refeição.
O tempo é a alquimia que nos atravessa e que torna o que foi no que é. Cozinheiro implacável, ele transforma o contemporâneo em um momento exato e quase impalpável. O que é presente agora, no segundo seguinte será passado. Assim, Banquete – uma coletânea de textos trazendo como tema central o alimento – é este instante. Um retrato desta contemporaneidade em um flash da boa literatura produzida na segunda década do século XXI, por um recorte de escritoras: mulheres, paranaenses e brasileiras.
Banquete é um convite à degustação de contos, poemas, crônicas e textos híbridos que tratam o tema central com uma surpreendente diversidade criativa. Aqui, as autoras cozem suas premissas em uma abordagem que oscila no pêndulo da dualidade de todas as coisas. O alimento ficcional tange memórias, deflagra sentidos, estimula sensações as mais diversas. E como não poderia deixar de ser, cronistas de seu tempo que são, as autoras insistem em lembrar ao(à) leitor(a) que a vida é repleta de avessos, e nos revelam a fome, o deserto, a escassez daqueles que pouco ou nada têm, brindando-nos com um livro de aromas – e de vazios -, para ser lido (ouvido) e apreciado sem moderação.”

Paula Giannini

Escritora e Organizadora

PARA ACESSAR O ÁUDIO LIVRO CLICA AQUI

PARA LER O EBOOK CLICA AQUI

LEIA MAIS:

As Contistas

Paula Giannini – Palco das Letras

Contato: palcoproducoes@hotmail.com
(11) 98249-7839 / (41) 99981-5273

Publicidade

2 pensamentos sobre “Banquete – Áudio Livro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s