E por falar em imagem…

PROJETO: INTERVENÇÃO FOTOGRÁFICA nos RETRATOS dos PROFISSIONAIS e ALUNOS da APAE – Antônio Prado/RS

No mês de novembro, fui convidada a desenvolver uma oficina de Arte, extensão do projeto desenvolvido pelo fotógrafo @cauguebo e APAE – Antônio Prado/RS, na pessoa da Diretora Josiane A. Mânica. Trabalho voluntário, cujo objetivo principal era uma intervenção artística, através de diversas formas e com os mais diversos materiais, em fotografias (retratos) feitas de cada um dos funcionários e alunos da instituição.

Tal momento, tanto na primeira etapa (ocorrida dia 21 de novembro, com os profissionais) quanto na segunda (ocorrida dia 24 com as turmas), trouxe-me a certeza de que a Arte é um mecanismo que desenvolve as potencialidades individuais, a criatividade, o raciocínio, a percepção, entre outras habilidades.

Essa atividade proporcionou, tanto aos profissionais quanto aos alunos, tenho certeza, um momento inesquecível de convivência. Intervir em uma imagem, no caso um retrato individual, a princípio causou estranheza e acanhamento aos profissionais. Passada a surpresa da proposta, a liberdade e a criatividade venceram os medos. Os alunos, por sua vez, muito mais libertos de amarras, tomaram para si suas imagens e, com grande sensibilidade, impuseram-se através da expressividade e dos afetos, reconhecendo-se no fazer e dando identidade para o trabalho.

Para mim, foi, deveras, uma oportunidade única e imprescindível de percepção de liberdade criativa. Foi um prazer e um aprendizado.

Notas:

Fotógrafo: Cau Guebo
Orientadora: Evelyn Postali
Público Alvo: Profissionais e alunos da APAE – Antônio Prado/RS

Créditos das Imagens: Josiane A. Mânica

VOCÊ É VOCÊ E MAIS NINGUÉM

Lembrança.
Semelhança.
Transgressão.
Disfarce.
Rosto.
Coração.
Mudança.
Alma.
Sonho.
Desejo.
Passagem.
Memória.
Vida.
História.

Intervir – interagir com o objeto na busca de novas percepções sobre o próprio objeto. Interferir. Questionar. Transformar. Decompor.

Por quê?

Desenvolver as possibilidades cognitivas, afetivas e expressivas.
Estabelecer conexões entre o processo mental e a educação dos sentidos.
Refinar a percepção e a sensibilidade.
Promover a criatividade, a autonomia da produção e da fruição do fazer artístico.
Enfatizar o processo criativo como identidade do sujeito, referencial social e histórico e estabelecer as bases de pertencimento.

REGISTROS:

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