Hoje não tem microconto…

Créditos da Imagem: Evelyn Postali

A ESTRANHA NARRATIVA POÉTICA DE MIRO MARTELLO

Em 14 de agosto de 2016, Nei César e eu saímos para um passeio pelo interior de Antônio Prado, RS. Passando pela comunidade da Capela de São Roque, em direção de Santana, 2º Distrito do município, depois de cruzar uma pequena ponte de concreto, encontramos a propriedade de Miro Martello.

A primeira mudança percebida na paisagem, pouco antes de chegar à entrada da propriedade, são linhas de garrafas plásticas impondo o limite entre a estrada e as terras da família Martello. Depois, construções estranhas tomam conta do olhar.

Uma colagem de objetos cria esculturas mirabolantes, mandalas, totens, cata-ventos, relicários, instalações. Pedra, plástico, alumínio, ferro, madeira, constroem cenas, personagens, engenhocas. Alinhados, sobrepostos, unidos. Dezenas de objetos coletados compondo um novo entendimento de forma e espaço. Ora fixados um a um em placas, ora complementando-se, em um processo demorado, oferecendo-se ao observador e instigando o entendimento em perspectivas inusitadas.

São inúmeros pedaços de coisas, restos de materiais, descartes da civilização. Transformações ordenadas e intencionais mostrando uma edificação coesa e intrigante. Figuras surreais que emergem e nos olham porque viemos de longe. As efígies nos encaram de olhos e bocas abertas. Braços e mãos estendidos.

Os sentidos se unem para o entendimento, para apreciar o movimento dos engenhosos cata-ventos que entrelaçam a ação de imagens dialogando entre si, para compreender suas engrenagens.

Adornados e pintados de forma intensa. Cobertos pelo pó da estrada de chão. O conjunto de um universo particular e incrível, de formas espalhafatosas não contam nada além do que se consegue pensar delas, são observadores mudos da passagem dos viajantes. Juízes inabaláveis do tempo.

Partimos, deixando a excêntrica coleção para trás, prometendo uma nova visita para conhecer o executor das obras.

Nossos agradecimentos à Sra. Maria Renosto Martello, que nos recebeu e permitiu o registro.

Publicidade

Um pensamento sobre “Hoje não tem microconto…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s