E por falar em imagem…

Créditos da Imagem: Evelyn Postali

COLAGEM/COLAGEM FOTOGRÁFICA

Se você pensou em Braque ou Picasso ao ler a palavra COLAGEM você, certamente, sabe alguma coisa de ARTE. Por quê? Bem, porque a colagem surgiu na França, no século XX, como elemento central do Cubismo Sintético – que é composto por elementos cortados e colados, muitas vezes dispensando as linhas e áreas de tinta.

Creio que a colagem surgiu como um elemento diferenciado, indo além do puramente ótico ou mental. A colagem traz a textura palpável, não apenas ilusória, evidenciando a realidade, a intervenção do fazer.

História da Arte Ocidental à parte e voltando para a atualidade, a colagem consegue ir do simples passatempo – atividade infantil – até o trabalho profissional criando novas narrativas – imagens gerando novas imagens. A colagem, técnica extremamente democrática com relação aos materiais utilizados, pode ser igualmente aberta para outras linguagens. Pode ser feita tanto em Literatura quanto em Publicidade ou em outras áreas além da Arte propriamente. Em Literatura é assunto para uma próxima publicação, aqui no blog.

Créditos da Imagem: Evelyn Postali

Com relação à Fotografia, a colagem se dá a partir dos mesmo princípios – recorte e sobreposição de imagens utilizando, neste caso, um programa de edição ou ainda, deformando, sobrepondo… A fotomontagem, a manipulação de imagens, a colagem digital, são expressões contemporâneas do que, antes, se mantinha como ação (quase que única) de desenhistas e pintores. Hoje, as ferramentas tecnológicas nos permitem transformar uma fotografia seja ela do que for em algo diferente e dentro das mais diversas formas artísticas que podem nos remeter a outros tantos estilos – Cubismo, Surrealismo, Op Art, Pop Art, Abstracionismo, etc.

Acima, você pode verificar uma das minhas criações em termos de colagem digital/fotográfica. Eu utilizei três diferentes imagens de lugares, recortando e sobrepondo. Também utilizei elementos para compor o cenário final – pedras, dirigíveis, castelo – além de manipular alguns pontos específicos das camadas para que esses elementos fossem inseridos de forma a parecerem pertencentes ao cenário. Eu faço isso por hobby, por brincadeira, mas há quem faça isso por profissão.

E aí? Gostaram desse conteúdo?

Nos links abaixo, podem verificar alguns artistas que são muito bons com colagens fotográficas.

Até mais!

LINK 1 – JULIEN JACOB SITE

LINK 2 – JULIEN JACOB INSTAGRAM

LINK 3 – SABA KHITARISHVILI – LOST SHADOWS PROJECT

LINK 4 – SABA KHITARISHVILI

LINK 5 – SOBRE A PRÁTICA DA COLAGEM

Publicidade

3 pensamentos sobre “E por falar em imagem…

  1. Também já fiz colagens à antiga. Muitas! Mas, hoje, pode-se encontrar muitas imagens possíveis de utilizar, mais do que antes, porque a procura era de perder as esperanças kkkkk
    Que bom que curtiu essa partilha. Gratidão pela leitura e comentário. Abraço!

  2. É uma técnica muito versátil e curiosa. Há muitos anos também fiz várias colagens mas à antiga, ou seja, tendo por base o papel. Foi uma boa experiência, que entretanto já partilhei no Discretamente, na série “experimentações”.
    As tecnologias actuais permitem, obviamente, outra qualidade e possibilidades.
    Excelente, essa que hoje partilha!

    • Também já fiz colagens à antiga. Muitas! Mas, hoje, pode-se encontrar muitas imagens possíveis de utilizar, mais do que antes, porque a procura era de perder as esperanças kkkkk
Que bom que curtiu essa partilha. Gratidão pela leitura e comentário. Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s